Boardgames GAMES

Jogos de tabuleiro de mitologia grega: 3 sugestões para quem curte!

Eu sempre amei mitologia grega, então boardgames desse tema é algo extremamente demais pra mim. A partir disso, aproveitei pra selecionar três ótimas opções pra quem também curte e está procurando jogos de tabuleiro de mitologia grega, bora conferir 😀



1. Cyclades
Jogadores: 2 a 5

cyclades jogo de tabuleiroÉ um jogo de controle de área e desenvolvimento de cidades onde o primeiro jogador a controlar duas metrópoles é o vencedor.
Durante o game, os jogadores vão disputando os favores dos deuses e recutrando criaturas mitológicas para seus exércitos, assim construindo e desenvolvendo suas metrópoles e seu poder bélico. Em cada turno você oferece sacrifícios para um Deus e ele dará o seu favor, porém, se algum outro jogador já tiver escolhido o Deus que você gostaria, você é forçado a escolher outro dentre os que restaram.

No site da Galápagos tem as seguintes descrições para os deuses:

Ares, o deus da guerra, oferece aos jogadores a movimentação de seus Exércitos e a construção de Fortalezas.
Zeus, o pai dos deuses e homens, permite a seus seguidores a construção de Templos e o recrutamento de Sacerdotes.
Atena, a deusa da sabedoria, provê a seus adoradores Universidades e Filósofos.
Poseidon, o furioso deus dos mares, abençoa as viagens de suas Frotas marítimas e permite a construção de Portos.
Apolo, o deus do Sol e da verdade, oferece fortuna àqueles que lhe prestarem homenagem.

cyclades jogo de tabuleiro

O jogo é extremamente divertido e um must have pra quem curte estratégia e mitologia grega! E o melhor, se você enjoar do jogo, ele possui expansões. Para comprá-las basta clicar aqui.

jogo de tabuleiro de mitologia grega

jogo de tabuleiro de mitologia grega

Fonte: BoardGame Geek

2. War Batalhas Mitológicas
Jogadores: 2 a 4

war batalhas mitológicas

Bom, as maiores diferenças dessa versão alternativa do clássico jogo de estratégia é que: o número máximo de jogadores é 4 – o que torna o game ideal pra quem não tem muitas pessoas pra jogar junto – assim como eu (“…hello darkness my old friend…”). O mapa retrata a Grécia Antiga e as peças são diferentes do War tradicional (o que já torna o jogo mais desejável que as versões anteriores já que tem figuras mitológicas e arqueiros *-*).

Mas, se essas diferenças não forem o suficiente para você ter interesse nessa versão do jogo, saiba que além do modo normal, ele possui a chamada “regra alternativa” que, basicamente, muda muuita coisa: você utiliza dados de 8 lados para ataque e defesa, o sistema de trocas de cartas é diferente e você também utiliza fichas de devoção que servem para evocar o poder dos deuses Ares, Poseidon, Atena, Hades e Zeus (cada um possui um poder diferente – desde recuperar guerreiros mortos a relançamento de dados).
Admito que achei o jogo tão incrível que só jogo War I e War II em casas de amigos, nunca comprei nenhum deles, só o Batalhas Mitológicas.

jogo de tabuleiro de mitologia grega

jogo de tabuleiro de mitologia grega

 

3. Odyssey: Wrath of Poseidon
Jogadores: 2 a 5

odyssey jogo de tabuleiro

Nesse game um jogador tem que assumir o papel de Poseidon enquanto os outros serão navegadores em busca da Ilha Sagrada.
A mecânica do jogo é a seguinte: têm dois tabuleiros que são divididos pela caixa do jogo (para que um não veja o tabuleiro do outro). Um fica com o jogador que será Poseidon e outro com os navegadores, porém, apenas o tabuleiro do Poseidon tem a verdadeira localização do navio. Então, basicamente, os outros players tem que ficar adivinhando o trajeto correto pra chegar até a ilha, enquanto o Poseidon, muito zoeiro, vai jogando tempestades e confundindo eles em relação a verdadeira localização do navio.
Meu Deus grego favorito é Poseidon, então imaginem o quanto pirei quando soube que existia um boardgame onde eu teria a chance de ser ele (sim, porque se não for pra jogar sendo ele eu não jogo, tipo mid or feed u.u).
A melhor parte é que, embora o jogo seja em inglês, você pode comprá-lo com tradução aqui.

jogo de tabuleiro de mitologia grega

jogo de tabuleiro de mitologia grega

Fonte: GeekDad

Qual o favorito de vocês? Contem aí nos comentários! Quer ver mais dicas de jogos analógicos? Clique aqui.

Sobre o autor

Kath

21 anos, sonho em ser o Flash, amo MOBAs – principalmente um LoLzinho e Heroes Of The Storm –, espero até hoje minha carta de Hogwarts, profissional em atropelar pessoas no GTA, acredito em unicórnios e tenho um amor por brigadeiro maior que o Léo Stronda.

6 Comentários

  • Ei Kath, tudo bem? Parabéns pela matéria! Apenas para contribuir um pouco, gostaria de acrescentar um board game em especial produzido pela Mythic Games parceira da Monolith (produtora do Conan). Segue um resumo do jogo:
    Sobre Mythic Battles Pantheon:

    Mythic Battles: Pantheon é um jogo de tabuleiro de miniaturas que coloca você no controle dos deuses do Olímpio! Ele oferece vários modos de jogo: desde batalhas táticas contra outros deuses, como cenários e campanhas que o levarão a uma aventura épica pelas ruínas devastadas da Grécia Antiga.
    Cada deus, herói ou monstro possui poderes espetaculares e únicos. O jogo combina elementos e mecânicas de Gestão de Mão, Campanha/ Batalhas Dirigidas por Cartas, Eliminação de Jogadores, Jogadores com Diferentes Habilidades, Movimento de Área, Rolagem de Dados com um novo sistema e seleção de Cartas.

    A História:
    Hera, cansada da infidelidade de Zeus, decide se vingar e libera os Titãs no Monte Olimpo. Na batalha que se seguiu, o poder liberado pelos combatentes inflama em uma combustão que quebra a Terra. Na deflagração que se seguiu, os deuses mais fracos são obliterados, constituindo-se em pequenos fragmentos de poder. Os mais fortes foram capazes de resistir a aniquilação total, mas até mesmo o seu prodigioso poder não poderia salvá-los inteiramente. Como os sobreviventes caíram da montanha, os cacos de sua divindade e os restos daqueles que não sobreviveram foram espalhados pelos 4 cantos de um mundo agora quebrado.

    Quando eles acordaram, cada deus é apenas uma sombra de seu poder anterior. Eles ainda estavam poderosos, mais fortes do que qualquer mortal, mas eles já não eram todo-poderosos, não mais imortais. Cada um podia sentir os fragmentos de poder que caíram sobre a Terra. Recolhendo estes fragmentos em quantidade suficiente, poderiam recuperar a sua antiga grandeza.

    O mundo em torno deles sofreu bastante, a energia liberada durante a batalha épica tinha acendido um cataclismo que reduziu a bela terra da Grécia a uma terra árida. Atenas queima, Creta tem sido submergida pelas ondas dos mares turbulentos e o imortal Monte Olimpo está agora destroçado e cinzas cobriram sua antiga glória. Mas este evento não só afetou os reinos mortais. O submundo tremia do golpe até mesmo quando uma legião de almas correu para baixo do rio Styx.

    Hades, tendo perdido a maior parte de seu poder, já não tem domínio sobre o Submundo. As portas do inferno estão abertas e, embora o rio Styx impede que as almas mais fracas se recuperem para o mundo mortal, os guerreiros mais fortes, os mais poderosos heróis e os monstros mais cruéis conseguiram abrir caminho de volta até o Styx e de volta à superfície.

    Quando uma nova luta de poder irrompe, Deuses convocam sobreviventes mortais, como heróis e monstros, na busca pelos fragmentos de poder perdidos. O primeiro deus a absorver o suficiente dessa energia se tornará o novo governante dos Deuses, e poderá recriar um novo Panteão à sua própria imagem.

    Em Mythic Battles: Pantheon, o ponto focal do jogo são estes confrontos entre bandos de guerra, em meio a uma antiga Grécia pós-apocalíptica. Escolha o seu deus, elabore o seu grupo e leve a luta para seus inimigos com o poder dos seres mais poderosos da mitologia grega.

    O projeto foi lançado no Kickstarter em 2016 e concluído com sucesso em Dezembro de 2016 arrecadando $2,669,009 com 13,635 backers. A previsão de entrega é em Dezembro de 2017.
    https://www.kickstarter.com/projects/806316071/mythic-battles-pantheon?ref=user_menu

    • Olá 🙂
      Muito obrigada pela sua contribuição! Existe mesmo muitos outros jogos excelentes do tema, porém, como não vendem no Brasil, eu não coloquei na lista.

  • Adorei os jogos, Odyssey e War Batalhas Mitológicas eu não conhecia. O Cyclades meu irmão mais velho tem na coleção de Boardgames dele, mas ainda não joguei, é um dos que tenho vontade.

    Bites!

Comenta aí!