Hoje vem aí uma ótima sugestão de leitura, ou seria de jogo? Melhor, os dois!
Estamos falando de um gênero de livros chamados livros-jogos (ou também chamado de “aventura solo”). Nascido em meados dos anos 70, mas se tornando popular por volta dos anos 80, um livro-jogo é um gênero de livros que permitem não somente ler a história, mas também participar dela, tomando todas as decisões que afetam diretamente o desfecho da história e consequentemente o seu final. Existem diversos livros com as mais variadas histórias que agradam todos os gostos.
Como jogar?
Para jogar o seu livro-jogo, além de possuir o livro propriamente dito (que pode ser comprado facilmente pela internet aqui ou em lojas de jogos mais voltadas para o RPG), é necessário ter apenas dois dados e uma caneta ou lápis. Tendo tudo isso em mãos, já podemos iniciar nossa aventura! 😀
O primeiro passo é definir os atributos de seu personagem, que geralmente são Habilidade (que representa sua habilidade física), Energia (representa o seu vigor e saúde) e Sorte (representa o quão sortudo você é), essas nomenclaturas podem variar dependendo do livro. Jogue dois dados e some o resultado ao valor que o livro te indicar para cada atributo. O livro lhe proporciona um espaço para anotar esses valores, e geralmente é chamado de “Folha de aventuras” (mas se você for como eu, e tiver dó de riscar o seu livro, você pode anotar os valores em uma folha de papel qualquer), em todo caso anote seus atributos, pois eles serão usados durante sua aventura.
Com os atributos definidos, finalmente chegou a hora, vamos começar o jogo. Geralmente o primeiro capítulo é uma introdução à história, seguida pela primeira decisão que você deve tomar. Vejamos um exemplo abaixo:
“Após comer pão com queijo de sua mochila, você
sobe em seu cavalo e decide que caminho seguir. Se quiser atravessar o rio e seguir para leste, entrando pelas colinas, vá para 255. Se preferir seguir o rio para o norte, entrando pelas colinas, vá para 146.”
A Cripta do Feiticeiro (LIVINGSTONE, 1987)
Se decidir atravessar o rio, sua história continua no capítulo 255, se decidir seguir o rio, sua história continua no capítulo 146, e assim segue sua aventura, tomando decisões, gerenciando os itens que você carrega consigo e travando as mais intensas batalhas.
Os livros-jogos com certeza te proporcionarão horas e horas de divertimento, mas não será tarefa fácil atingir o objetivo desejado; pense muito bem em todas as suas decisões, todos os itens que você decidirá carregar e a hora de correr ou lutar.
Todos prontos?! Livros em mãos e uma ótima aventura a todos! 🙂
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