Boardgames GAMES

RPG de Mesa 101: Um guia para iniciantes – Como Jogar

Se você leu o primeiro post da série “RPG de Mesa 101”, já sacou o básico de como funciona um jogo de RPG de mesa e quer se aventurar mais a fundo nesse universo. Aposto que surgiram mais um monte de perguntas, do tipo: “mas qual livro eu escolho pra começar?” ou “387 páginas?! Tenho que ler TUDO isso só pra descobrir se curto jogar RPG??”.
Não criemos pânico, futuros amigos rpgistas. Estou aqui pra ajudar! Seguem abaixo algumas opções que te possibilitam começar uma aventura sem complicações.



Opção 1: Comprar livros de RPG que caem na categoria “Para Iniciantes”

old dragon rpgA referência mais óbvia quando pensamos em RPG é o clássico Dungeons & Dragons. Porém, além de ser o livro mais famoso da categoria, é também um dos mais complexos, com páginas extensas de regras e detalhes que podem sobrecarregar qualquer um que só estava querendo um jogo mais descompromissado para passar o sábado com os amigos.

Existem diversos livros de RPG com mecânicas de jogo menos intimidadoras que D&D. A primeira sugestão que vem à cabeça (justamente por se basear tão fortemente em D&D) é o Old Dragon – já descrito pela própria editora Red Box como “ideal para iniciantes”.

A criação de personagem tem o feeling de D&D, no sistema d20, utilizando todo o conjunto de 7 dados, mas com regras mais simplificadas. Por ser um livro brasileiro, encontrar arquivos complementares em português pela internet nunca será problema, e o melhor de tudo; se você se inscrever na newsletter da editora, eles te mandam gratuitamente o livro básico em pdf.

Uma opção um pouco menos ortodoxa, mais na linha “Party Game” é o livro Fiasco. Esse é um RPG para o cinéfilo em você, que quer bolar cenas cinematográficas saídas diretamente de filmes de gângsters, onde vai ser impossível um final feliz e todos acabam mortos na cantina italiana em uma disputa de território, ou a polícia descobre que a sua boate era fachada para um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Nunca dedure seus amigos e sempre mantenha a boca fechada gif

Nunca dedure seus amigos e sempre mantenha a boca fechada.

“Fiasco” não se limita a histórias de gângsters, oferecendo aventuras complementares gratuitas com temáticas que vão desde o universo de Game of Thrones até o Apocalipse Zumbi. Seu sistema utiliza apenas dados de seis faces e sem fichas de personagens ou preparações antecipadas; esse livro é tudo sobre a história, os diálogos e interpretações improvisadas.

Opção 2: Eventos com mesas de RPG abertas.

Essa dica é um pouco limitada a quem vive em grandes centros urbanos, onde é muito comum a realização de eventos de RPG que reúnem pessoas que não se conhecem em uma mesma mesa para jogar a aventura proposta pelo mestre. Maaas, o mais legal é que a febre dos jogos offline está voltando com força, então já dá pra encontrar eventos desse tipo em cidades menores do interior. A dica aqui é ficar muito atento aos eventos, estabelecimentos e páginas destinadas à RPG nas redes sociais.

rpg de mesa

Fonte: Pinterest

Se sua cidade tem mais de 500 mil habitantes, é muito provável que já exista uma casa de jogos/livraria que promove encontros para a jogatina do RPG e você nem está sabendo. Procure também por grupos no Facebook dedicados ao RPG em sua cidade, pois as informações estarão lá.

Como exemplo para o pessoal de São Paulo, o grupo RPG-SP (Role Playing Game em São Paulo) sempre divulga os eventos de RPG que vão acontecer por perto. Além disso, existem organizações itinerantes que promovem mesas de RPG em vários locais e cidades, a exemplo da Guilda dos Mundos, que tem o maravilhoso costume de montar mesas de RPG em hamburguerias com temática geek. <3

rpg gif

Por fim, vá até a tua aba de Eventos do Facebook. Em “Encontrar Eventos”, selecione a categoria Jogos. O Facebook vai te mostrar todos os eventos nos seus arredores com essa temática, e a probabilidade de aparecer alguma mesa de RPG é grande se você morar perto de/em cidades urbanas.

Opção 3: Mesas de RPG online

O programa RRPG Firecast é desenvolvido especialmente para quem quer jogar RPG com os amigos (ou desconhecidos) sem ter que sair de casa. Com inúmeras opções de mesas, temas e sistemas, você pode explorar as possibilidades das mesas, conversar com os Mestres e tirar dúvidas com outros jogadores.

As mesas podem ser narradas exclusivamente por texto ou em softwares de conversa por voz como o Discord – muito utilizado por jogadores de jogos virtuais. E não tem problema nenhum se você nunca jogou! O pessoal é paciente em explicar como tudo funciona e, caso você ainda não esteja seguro por onde começar, pode só assistir/ouvir.

E se você curtir o sistema de RPG por texto, uma outra opção é entrar nas mesas de RPG de fóruns – mais conhecido como o formato PbF (Play-by Forum). Com um formato mais old school comparado ao RRPG Firecast, o princípio acaba sendo o mesmo – converse com o pessoal pelo chat, leia as regras postadas no fórum e se prepare para digitar muito. Foi em um RPG de fórum inclusive onde comecei a me aventurar na brincadeira, lááá por 2009. Como sugestão, o fórum Nova Era RPG é o lugar certo para uma aventura o mais imersiva possível.

playing with high leveled players gifE fico por aqui com as minhas dicas de como começar a jogar! E vamos trocando figurinhas, caro leitor – me conte nos comentários qual das opções acima você preferiu para sua primeira aventura de RPG, se conseguiu achar o cantinho perfeito na sua cidade para jogar, suas experiências… enfim! Vamos aumentar essa comunidade que é fã dos jogos offline!
Boa jogatina para todos vocês! 😀

Leia o primeiro post da série clicando aqui.

Sobre o autor

Steph

26 anos, rpgista, viciada em Netflix, com um amor declarado por batata frita e um sonho de possuir todos os jogos de tabuleiro do mundo.

Comenta aí!